Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Conhecidos pelo público que frequenta o Parque Itaimbé, a dupla Feijão e Amendoim foi vítima de envenenamento na última terça-feira. Os cães comunitários vivem no parque há mais de dois anos e tiveram contato com pedaços de linguiças envenenadas. Eles foram internados em uma clínica veterinária e voltaram para casa na noite de ontem.
História de Feijão e Amendoim foi contada pelo Diário na sessão Meu Pet é Pop
Conforme a publicitária Graziela de Freitas, que cuida do Feijão todas as noites, os pedaços de linguiças estavam jogados no parque, onde os dois costumam ficar, próximo da Rua Pinheiro Machado. Na terça de noite, pouco antes dela e o Feijão subirem para o apartamento, o cão comeu um pedaço do alimento que estava no chão. Segundo Graziela, a reação foi imediata e ele começou a passar mal. Graziela conseguiu dar carvão ativado para Feijão e o levou imediatamente para o veterinário.
Pouco depois, ao retornar para casa, Graziela flagrou Amendoim próximo ao alimento, mas ele não chegou a ingeri-lo. Minutos depois, os sintomas foram o mesmo do parceiro Feijão, e Amendoim também foi levado para atendimento. Apesar do susto, nesta quinta-feira, os dois passavam bem.
- O pior de tudo é ver que foi uma ação intencional, não foi um descuido de jogar uma comida ruim no chão. Eu fico até em pânico, porque a pessoa que fez isso não pensa que esse cachorro podia ter levado o alimento para o meio do parque. Imagina se uma criança pega - conta Graziela, que relatou também que uma gata que vivia no parque e era cuidada por moradores apareceu morta na quarta-feira.
CAMPANHA NO FACEBOOK
O caso chocou tanto a comunidade que cuida da dupla que foi criada uma página no Facebook para informar o estado de saúde dos cães e conscientizar as pessoas de que envenenamento de animais é crime. Por conta dos gastos clínicos, os tutores de Feijão e Amendoim pedem ajuda para quem puder contribuir.
O caso foi registrado na 4ª Delegacia de Polícia de Santa Maria e na Fepam para se investigado.